Criar uma Loja Virtual Grátis
Reino dos Céus
Reino dos Céus

O que significa a expressão “Reino dos Céus”?

Dentro da nossa proposta deste ano de estar aqui, usando deste meio tão importante que é o nosso Programa de Rádio “Navegando no Barco de Jesus” para responder às perguntas que nossos ouvintes possam ter a respeito de qualquer tipo de assunto; sobretudo, assuntos relacionados à nossa caminhada cristã e religiosa, hoje, com muito carinho, quero apresentar a resposta para a pergunta que nos foi enviada através da página de comentários do site de nossa paróquia, pergunta esta feita pela nossa querida amiga Lurdinha. Pergunta: "Para cumprir a vontade do Pai, Cristo inaugurou na terra o Reino dos Céus - Explique o que é o ‘Reino dos Céus’”.

A importância deste assunto “Reino dos Céus” já pode ser logo de cara percebida pelo fato de o Novo Testamento conter mais de 100 referências ao Reino. De acordo com a tradição bíblico-cristã, Jesus passou três anos de sua vida (de seu ministério) “pregando o Evangelho do Reino”; isso podemos conferir em Mateus (4,23). Tudo o que Jesus disse e fez durante esse período intenso de três anos de vida pública sempre esteve relacionado com o Reino.

O evangelista São Mateus menciona, por 33 vezes, Jesus fazendo uso desta expressão “o Reino dos Céus”; por sua vez, os evangelistas São Marcos e São Lucas falam da expressão “Reino de Deus”. Aqui cabe uma observação muito importante; o evangelista Mateus faz uso da expressão “Reino dos Céus”, certamente, porque seu Evangelho foi escrito especialmente para os cristãos recém convertidos do judaísmo e a tendência da religião judaica até aquela época era a de evitar o uso direto do nome de Deus. O judeu convicto sequer ousava pronunciar o nome de Deus! É por essa razão que Mateus então prefere usar a expressão “Reino dos Céus” e não a expressão “Reino de Deus”!

Na verdade é preciso entender que a expressão “Reino de Deus” em sua interpretação direta da palavra nos leva a uma verdade que não pode ser negada, ou seja, o Reino o qual Jesus veio pregar é de Deus! Jesus veio anunciar o Reino de Deus! Portanto, enquanto a expressão “Reino dos Céus” aponta para o lugar de origem do Reino; a expressão “Reino de Deus” faz referência clara àquele que é o seu verdadeiro rei, Deus Pai, todo-poderoso, criador de tudo e de todos!

Quando estivermos lendo textos dos Evangelhos de Marcos ou de Lucas e nos depararmos com a expressão “Reino de Deus”, logo devemos cair na conta de que a mesma significa – o governo; o domínio em que se tem Deus por soberano ou governante. Quando estivermos lendo textos do Evangelho de Mateus e nos deparamos com a expressão “Reino dos Céus”, logo devemos cair na conta de que esta expressão significa – o lugar de onde provém o Reino de Deus, o Céu! Assim sendo, essa expressão – “Reino dos Céus” é muito bem apropriada, pois ela reforça lindamente a explicação que Jesus deu a Pilatos a respeito de seu Reino, quando disse em João (18,36): “o meu reino não é deste mundo”! Ou seja, o Reino que Jesus veio anunciar é proveniente dos Céus: seu governo, suas leis, seu modo de vida, seu modo de pensar – tudo isso está relacionado diretamente com aquilo que veio e que vem do Céu e, portanto, vem diretamente de Deus!

Quanto à frase: “Para cumprir a vontade do Pai, Cristo inaugurou na terra o Reino dos Céus” – podemos dizer que, segundo a doutrina da Igreja Católica, a Igreja é o germe e o começo do Reino de Deus aqui na Terra, visto que foi Jesus, o fundador e a Cabeça da Igreja, que inaugurou o Reino de Deus aqui na Terra e que o semeou nos corações de cada pessoa (que pode dar frutos ou não). Mesmo Jesus tendo sido elevado aos Céus o Reino de Deus já está misteriosamente presente na Igreja e manifesta-se nela através dos sacramentos. Enquanto tudo e todas as pessoas não forem submetidas ao Reino de Deus e enquanto não houver “novos céus e nova terra”, nos quais habita a Justiça de Deus, a Igreja peregrina aqui na Terra, auxiliada e guiada pelo Espírito Santo, continuará a aguardar a realização final do Reino de Deus! Acontece que esta realização final do Reino de Deus aqui na Terra pode ser antecipada pela Igreja por meio da evangelização, que engloba o anuncio de Jesus Cristo e do Reino de Deus a todo o mundo! É por meio do anuncio do Evangelho a todas as criaturas, conforme o mandato de Cristo, que a Igreja vai tentando acelerar o estabelecimento do Reino de Deus aqui na Terra.

Ainda segundo a doutrina da Igreja Católica, o Reino de Deus só irá chegar à sua plenitude aqui na Terra, no fim dos tempos, depois de ocorrer uma vitória de Deus (de tudo aquilo que vêm de Deus) sobre o que existe de mal. Este triunfo divino sobre a última investida das forças do mal fará descer novamente Jesus a Terra para o Juízo Final. Depois do Juízo Final, os justos, que serão separados dos ímpios e dos injustos, reinarão com Jesus Cristo para sempre, glorificados em corpo e alma, e o próprio universo material também será transformado conforme escrito em 1º aos Coríntios (15,28): “E, quando tudo lhe estiver sujeito, então também o próprio Filho renderá homenagem àquele que lhe sujeitou todas as coisas, a fim de que Deus seja tudo em todos”!

Você também pode mandar a sua pergunta ou pela página de comentários do site de nossa paróquia ou diretamente na secretaria paroquial e, em tempo oportuno, estarei aqui respondendo todas as perguntas com o maior carinho possível. Além disso, acesse o site de nossa paróquia e clique no link “formação”, ali você encontrará os vários temas que aqui tenho falado em nosso programa Navegando no Barco de Jesus que ajudarão e muito no esclarecimento de possíveis dúvidas sobre os mais variados temas e assuntos envolvendo fé, religião, liturgia e outros assuntos mais!

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ENQUETE
Quem será o Campeão Brasileiro?
Palmeiras
Flamengo
Atlético Mineiro
Ver Resultados




ONLINE
1





http://www.radiobonstempos.com/