Criar uma Loja Virtual Grátis
Desfazendo-se de objetos sagrados

O que fazer com os objetos sagrados que se quebram ou que não queremos mais?

Padre, os objetos sagrados como por exemplo o terço, imagem, medalhinhas e tantos outros, quando estão quebrados o que fazemos? Muita gente tem dúvidas, por favor explique para nós”!

Em primeiro lugar, é importante saber que tudo o que é sagrado deve ser tratado com muito respeito e cuidado, e tanto mais cuidado e respeito quanto mais sagrado for! Certamente é esse princípio que guiou o envio desta pergunta tão importante!Vou aproveitar a ocasião para ampliar ainda mais esta pergunta: como podemos nos desfazer, de maneira respeitosa, de um objeto sagrado ou até mesmo de um texto religioso que se deteriorou a ponto de não mais servir para o uso? Além disso, o que podemos e devemos fazer com aquelas imagens quebradas que não tem mais conserto?

Aqueles textos de orações; aquelas estampas religiosas, até mesmo as Bíblias Sagradas ou manuais de oração que se encontram esmaecidos; muito debilitados e desgastados pelo uso, ou então que se desfizeram em pedaços, estão, por isso mesmo, num estado tal que, em muitos casos, são indignos de sua condição sagrada e até mesmo de uso. Assim, o próprio respeito ao seu conteúdo ou ao seu significado está a pedir que sejam destruídos. Mesmo em se tratando de objetos bentos, por terem perdido substancialmente sua forma primitiva é provável que já tenham perdido também a bênção que um dia chegaram a receber. Assim sendo, nada impede que os mesmos sejam queimados. É o melhor a ser feito! Porém, como isto nem sempre pode ser feito facilmente, sobretudo por quem vive numa grande cidade, será talvez recomendável rasgá-los em pedaços, envolvê-los num saco plástico e colocá-los num cesto de lixo sem qualquer tipo de problema!

Quanto às imagens religiosas que se quebraram e que não tem mais conserto, o ideal seria enterrá-las. Mas, caso isso não seja possível, o mais recomendável a ser feito é terminar de quebrá-las e envolver os pedaços também em um plástico ou em um papel de embrulho por terem sido portadoras de bênçãos e jogá-las fora. Ao proceder dessa maneira, a pessoa demonstra que está imbuída do espírito religioso e dá mostras de que não está sendo movida pelo desprezo para com as coisas da fé, antes pelo contrário, demonstra estar tendo um sumo respeito por esses objetos sagrados que já se encontram deteriorados ou pelo tempo ou pelo uso! O mesmo vale para terços, medalhas e outros objetos cristãos que em algum dia receberam alguma bênção!

É muito importante que se diga que tanto os objetos religiosos abençoados como outros tipos de objetos de uso convencional que algum dia também receberam uma bênção; todos eles não tem em si e jamais haverão de ter algo de divino. Os objetos abençoados não valem por si, mas valem por aquilo que significam! Como símbolos religiosos tais objetos merecem sim um determinado respeito e veneração até mesmo no momento em que deles iremos nos desfazer.

Símbolos são recursos da comunicação humana usados em todas as culturas e religiões. A dimensão simbólica é uma propriedade entre o racional e o biológico ou a mais pura sensibilidade! Todas as culturas ou religiões fazem uso da linguagem simbólica no dia-a-dia, não somente usando palavras e gestos. Todas as religiões se expressam através de objetos simbólicos mesmo aquelas religiões que são contrárias ao uso das imagens.

Enfim, acabar de quebrar (no caso das imagens) ou queimar ou rasgar (no caso das estampas, santinhos ou até mesmo a Bíblia), estragados ou deteriorados por seu uso ou pelo tempo é a maneira mais respeitosa de se desfazer dos mesmos! O próprio respeito ao uso espiritual, à sua linguagem simbólica pede sua destruição total. Se possível, devemos enterrar, ou então queimar ou colocar no lixo em pedaços bem pequenos aquilo que se estragou ou se deteriorou em razão do tempo. Nunca devemos deixar as imagens ou qualquer outro símbolo religioso abandonado em cruzeiros, oratórios ou outros lugares semelhantes; isso demonstra desprezo pelos mesmos.

Agradeço pela pergunta enviada e espero que a resposta tenha ajudado a todos entendermos bem o que podemos e devemos fazer no momento em que nos depararmos com qualquer tipo de objeto sagrado estragado ou deteriorado pelo uso ou pelo tempo! Amigos e amigas ouvintes, vocês podem mandar perguntas, suas dúvidas para a página de comentários no site de nossa paróquia ou então diretamente na secretaria de nossa paróquia e em momento oportuno, com muito carinho estaremos aqui respondendo a todas as perguntas. Deus abençoe a todos!