PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS

Sobre a Copa no Brasil

Sobre a Copa do Mundo no Brasil

Após 64 anos, hoje, dia 12 de junho de 2014, precisamente a partir das cinco horas da tarde quando Brasil e Croácia começarem a jogar - oficialmente nosso país passará a sediar novamente uma Copa do Mundo.

A palavra “Copa” provém do verbo presente do indicativo da 3ª pessoa do singular de “Copar” e do verbo imperativo da 2ª pessoa de “Copar” que reporta: o mesmo que taça ou cálice; cômodo da casa anexo à cozinha ou então ao topo de uma árvore ou ao cume de uma montanha!

Topo de uma árvore; cume de uma montanha! Ah como eu e certamente milhares de cidadãos rio-pedrenses bem como milhões e milhões de brasileiros gostaríamos de ver nosso Brasil ganhando o título e assim ocupando o topo (o cume) do mais perfeito atendimento à saúde para todos os cidadãos de nossa cidade, do nosso estado e do nosso país! Como gostaríamos de ver nosso Brasil sendo reconhecido como aquele país que ocupa na verdade o cume, o topo do mais alto padrão de transporte, de segurança, de educação, moradia e emprego!

Infelizmente não é bem isso que acontece! Infelizmente o que vemos e sentimos na pele todos os dias é que moramos num país onde a qualidade da saúde está indo de mal a pior. Infelizmente vemos e sentimos na pele todos os dias a deficiência e o sucateamento do transporte, da falta de investimento na infra-estrutura que impede nosso país de crescer e se desenvolver cada vez mais. Infelizmente vemos a educação deste país se tornando cada vez mais deficitária e abandonada. E o mais triste de tudo, infelizmente vemos a grande maioria daqueles que poderiam dar um jeito em tudo isso se tornando e produzindo leis cada vez mais distantes dos anseios da população para a qual foram revestidos de poder com a finalidade de representar e atender.

Mas, apesar de tudo isso, hoje a tarde, precisamente às cinco horas da tarde deste 12 de junho de 2014 terá início pela segunda vez uma Copa do Mundo em nosso país. Trata-se da Copa da FIFA que nos reporta ao tão dito “padrão FIFA”. Mas digo a vocês que eu não quero um país no padrão FIFA, como tantos dizem por ai. Isto porque a FIFA é uma entidade também recheada por denúncias de corrupção; é uma entidade recheada também de coisas escusas, escabrosas e horripilantes!

O que eu gostaria mesmo era ver e ter um Brasil construído sobre as bases do padrão - “Brasileiros de Verdade”! Seria aquele Brasil do homem e da mulher, trabalhador e trabalhadora que dorme tarde e acorda bem cedo para correr atrás do seu “Pão Nosso de cada Dia”! Seria aquele Brasil do homem e da mulher guerreiros que jamais fogem à luta como diz o nosso Hino Nacional. Homens e mulheres honestos, gigantes pela própria natureza que pagam seus impostos em dia para ver sua contribuição ao país sendo revertida ao topo, ao cume da melhor saúde possível; da melhor qualidade de educação para seus filhos; para a melhoria na qualidade da segurança, da moradia e da infra-estrutura deste país!

Mais calma minha gente – não quero ser aqui o “profeta da desgraça” - penso que tanto para a Copa que vai começar hoje bem como para a perspectiva da chegada ao topo ou ao cume do nosso país na área da saúde, educação, moradia, segurança, infra-estrutura de um modo geral, existe uma solução! Para a Copa do Mundo, humildemente dou um conselho, vamos sim torcer pela nossa seleção, afinal de contas nossa seleção não tem nada a ver com os desmandos que ocorreram e ainda ocorrem em nosso país. A seleção brasileira de futebol é um patrimônio cultural de nossa nação, assim sendo, que a partir de hoje, todos possam torcer por nossos jogadores sem qualquer peso de consciência e assim festejem a cada vitória conquistada. Já no campo da melhoria da saúde, da educação, moradia, segurança, infra-estrutura de um modo geral, pensem bem no voto que você haverá de depositar nessas próximas eleições. Sem dúvida alguma esta será a decisão das mais importantes que você haverá de tomar no mês de outubro!

É por meio do seu voto em outubro que poderemos deixar de ter um país do padrão FIFA – o padrão da corrupção, dos interesses escusos e das coisas horripilantes; para passarmos a ter a perspectiva de alcançar o padrão - “Brasileiros de Verdade”, daquele homem e daquela mulher, trabalhador e trabalhadora que dorme tarde e acorda bem cedo para correr atrás do seu “Pão Nosso de cada Dia”! O Brasil do homem e da mulher guerreiros que jamais fogem à luta como diz o nosso Hino Nacional. Homens e mulheres honestos, gigantes pela própria natureza que pagam seus impostos em dia para ver sua contribuição ao país sendo revertida ao topo, ao cume da melhor saúde possível; da melhor qualidade de educação para seus filhos; para a melhoria na qualidade da segurança, da moradia e da infra-estrutura deste país! Vale muito à pena pensarmos nisso!

Padre Luís Antônio Favoretto

Paróquia Senhor Bom Jesus